Feraesp

Assalariados rurais: Quase metade dos reajustes salariais ficaram abaixo da inflação

Reajustes salariais para assalariados rurais no Estado de São Paulo.

 

De acordo com o sistema mediador da Secretaria de Relações de Trabalho, do Ministério da Economia e captação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), 47,8% dos reajustes salariais ficaram abaixo da inflação (INPC)* no primeiro semestre de 2019.

Os dados são de Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) e Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) feitos no primeiro semestre de 2019. Período de intensificação das CCT e ACT, dada o início das safras.

Do total de 184 CCT e ACT, 35,9% dos reajustes ficaram acima do INPC e 16,3% iguais.

Dos agrupamentos setoriais do setor agropecuário, o que mais impactou no baixo grau de reajuste salarial, foi o da cana-de-açúcar.

O alto nível de reajuste abaixo da inflação, indica o pouco poder de barganha dos sindicatos após a Reforma Trabalhista (2017). Muitos sindicatos já não têm condições financeiras de manter advogados ou setor jurídico que os apoiem tecnicamente nos acordos com as empresas. Além disso, e principalmente, os sindicatos tem dificuldade em organizar os trabalhadores, o que fortalece as discussões com as empresas.

*INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor)

Sair da versão mobile