Centrais sindicais farão ato conjunto no 1º de maio de 2024

0
Arte: CSB

Neste 1º de Maio de 2024, Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, oito centrais sindicais estarão unidas em um evento na zona leste de São Paulo. O encontro será no estacionamento da Arena Neo Química, o Itaquerão, a partir das 10h. Participam CSB, CUT, Força Sindical, CTB, UGT, NCST, Pública e Intersindical.

A data é a mais simbólica do ano para todo o movimento sindical, não apenas porque celebra as conquistas dos trabalhadores ao redor do mundo, mas porque serve como um momento de reflexão sobre os desafios atuais da classe trabalhadora.

Neste ano, as centrais sindicais elegeram seis pautas essenciais para garantir uma vida mais digna para os trabalhadores brasileiros. São elas:

Emprego Decente: Em um cenário econômico complexo, onde o desemprego persiste como um desafio, as centrais sindicais reforçam a necessidade de políticas públicas e ações governamentais que promovam a geração de empregos de qualidade e garantam condições dignas de trabalho para todos.

Menos Juros: A redução da taxa de juros do Banco Central é uma demanda essencial para estimular o crescimento econômico, facilitar o acesso ao crédito e aliviar o peso das dívidas sobre os trabalhadores e suas famílias.

Aposentadoria Digna: Em meio a debates sobre reformas previdenciárias, as centrais sindicais defendem o direito fundamental à aposentadoria digna, garantindo que os trabalhadores possam desfrutar de seus anos de descanso com segurança financeira e qualidade de vida.

Correção da Tabela do Imposto de Renda: A defasagem na tabela do Imposto de Renda penaliza principalmente os trabalhadores de baixa e média renda. As centrais sindicais exigem a correção dessa tabela para garantir uma tributação mais justa e equitativa.

Valorização do Serviço Público: Diante das ameaças de privatização e precarização dos serviços públicos, é fundamental valorizar e fortalecer o papel do Estado na promoção do bem-estar social, garantindo o acesso universal e de qualidade à saúde, educação, segurança e outros serviços essenciais.

Salário Igual para Trabalho Igual: A luta pela igualdade salarial entre gêneros é uma bandeira histórica do movimento sindical, atualmente a luta é para que a lei Lei nº 14.611/2023 que promove a obrigatoriedade da igualdade salarial entre homens e mulheres seja de fato aplicada nas empresas.

O Itaquerão fica na Av. Miguel Ignácio Curi, 111 – Artur Alvim. O local pode ser facilmente acessado pela linha vermelha do Metrô, com parada nas estações Arthur Alvim ou Corinthians-Itaquera.

Panfleto, clique aqui

Fonte: CSB