Curso de capacitação da Rede Suco de Laranja: Saúde, Trabalho e Vida.

0

Saúde, Trabalho e Vida

Com a presença de mais de uma dezena de sindicatos dos empregados rurais do Estado de São Paulo deu-se inicio, nesta terça-feira (25) em Bauru, ao curso de formação organizado pela Rede Suco de Laranja. A Rede Suco de Laranja é formada por Sindicatos Nacionais e Internacionais (Tie Global; Verdi) e conta com o apoio da Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp), da Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação (Contac) e da Rede  VidaViva.

A Rede Suco de Laranja pretende atuar como mecanismo de pressão mundial para conquistar condições ideais de trabalho para todos os trabalhadores da cadeia produtiva do suco de laranja. Os principais pontos de atuação são: saúde do trabalhador, agrotóxicos, práticas antissindicais e negociação.

Ao todo serão três dias de capacitação, 25, 26 e 27 de julho. Com o lema “Saúde, Trabalho e Vida” o curso espera capacitar os sindicatos através de dinâmicas que buscam identificar problemas advindos do mundo do trabalho, assim como visualizar a dimensão que toma o trabalho na vida do trabalhador rural, industrial e do comércio.

Cronograma:

Terça-feira (25 de julho)

Manhã:

– Apresentação Projeto da Rede Suco

– Estratégias empresariais de produção rural e industrial.

– Conceito de Saúde (Triângulo: Saúde, trabalho e vida)

Tarde:

– Modelo de Pesquisa

– Papel dos monitores e processo formativo.

Quarta-feira (26 de julho)

Manhã:

– Dinâmicas para produção do Mapa do Corpo e do Mapa do Trabalho.

Tarde:

– Análise metodológica

– Definição de prioridades, plano de ação e raio x da base.

Quinta-feira (27 de julho)

Manhã:

– Dinâmica do nó

– Passos metodológicos

– Estratégias de mobilização