Dia da consciência negra: no Brasil, negros ganham 17% menos que brancos da mesma origem social

0
Arte: Senado Federal

Trabalhadores negros ganham até 17% menos que trabalhadores brancos da mesma origem social, de acordo com estudo da Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

O estudo chegou ao resultado pesquisando pessoas com idade entre 20 e 64 anos. Um dos maiores dificultadores é a diferença de escolaridade entre brancos e negros.

De forma geral, sem considerar a origem social, brancos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ganham, em média, mais de 40% em relação a população negra no País.

Portanto, fica a reflexão para que, mais politicas publicas sejam elaboradas ou fortalecidas em direção a igualdade racial no Brasil.

Por quê a data?

Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Concebido em 1971, foi formalizado nacionalmente em 2003, como uma efeméride no calendário escolar, até ser instituído como data comemorativa em 2011. Embora não seja feriado nacional, foi oficializado como tal em mais de mil cidades e seis estados brasileiros (AlagoasAmazonasAmapáMato GrossoRio de Janeiro e São Paulo).

A ocasião é dedicada à reflexão sobre o valor e a contribuição da comunidade negra para o Brasil. Em contraposição ao 13 de maio, data de assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, o dia 20 de novembro foi proposto na década de 1970 pelo Grupo Palmares, em referência ao dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695 – um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista – com o propósito de ressaltar o protagonismo das pessoas negras. A data, dentre outros temas, suscita questões sobre racismodiscriminaçãoigualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana (Wikipédia).