DIAP: centrais sindicais definem ações prioritárias para 2021

0
Foto: FERAESP

O Fórum das Centrais Sindicais (CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST e CSB) realizou, nesta terça-feira (5), por videoconferência, a primeira reunião de 2021 para definir as prioridades para atuação neste início de ano.

Os dirigentes das 6 centrais sindicais — CSB, CTB, CUT, Força, NCST e UGT —, debateram na reunião, soluções para a crise que coloca em risco a vida, a saúde, e os empregos do povo brasileiro, em especial os mais vulneráveis.

Eles também abordaram as restrições impostas aos sindicatos pela Reforma Trabalhista, à qual atribuíram uma “escandalosa supressão de direitos”, além do cerceamento à função elementar dos sindicatos, que é a defesa da classe trabalhadora. Da reunião, nasceu o documento “Vacina, proteção e mais empregos: diretrizes para a ação sindical unitária”.

No documento, o governo federal vigente foi apontado como o maior responsável pelo agravamento da crise econômica e sanitária. Segundo os sindicalistas, “o país está cada vez mais atrasado na implantação da vacina por pura e deliberada irresponsabilidade do presidente Jair Bolsonaro. Seus péssimos exemplos só fazem aumentar as cenas de desrespeito de muitos dos cuidados e protocolos de segurança sanitária”.

Fonte: Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP).