Estudos 2022

0

Clique aqui: Perfil, mercado de trabalho e problemas enfrentados pelos empregados assalariados rurais no estado de São Paulo

RESUMO

O presente estudo, tem como proposta apresentar o mercado de trabalho, características e principais problemas enfrentados pelos empregados assalariados rurais no estado de São Paulo.

Com base em Institutos de Pesquisa e órgão de Pesquisa, bem como na vivência em campo com os empregados rurais assalariados, verifica-se, baixos salários e remunerações, e que os reajustes nem sempre acompanham a inflação ou nem mesmo são reajustados. Além disso, é apresentado a dimensão da informalidade no mercado de trabalho, diferenças entre homens e mulheres, escolaridade e os resgates de trabalho análogo ao escravo.

Para mais, o estudo tem como uma de suas referências, a Reforma Trabalhista iniciada no governo Temer (MDB) e continuada no governo Bolsonaro (PL) e suas consequências aos empregados e entidades sindicais, como a perda das horas in itinere (horas ganhas pelo percurso entre a casa do empregado e o local de trabalho) que, com sua extinção, retirou boa parte da remuneração dos empregados rurais.