FMI: por coronavírus, recessão será a maior desde a depressão de 1929

0

O Fundo Monetário Internacional (FMI) – (14), estima que a economia global terá a pior recessão desde a depressão de 1929, o encolhimento estimado para o Produto Interno Bruto (PIB) global, até o momento é de 3%, com perspectiva de piora.

De acordo com matéria veiculada na revista CARTA CAPITAL (15), Gita Gopinath, economista chefe do FMI, estima que: “grandes economias devem registrar contrações: Estados Unidos (–5,9%), Japão (–5,2%), Reino Unido (–6,5%), mas o retrocesso será ainda mais profundo na Eurozona, incluindo Itália (-9,1%), Espanha (-8,0%), França (-7,2%) e Alemanha (–7,0%)”.

A previsão de retração no PIB da América Latina e Caribe é de (-5,2%). Já para o Brasil é de (- 5,3%).

O cenário econômico previsto pelo FMI, exige a intervenção ativa do Estado, dos Estados nacionais na economia. A globalização financeira, especialmente após os anos de 1970, calcada nos ganhos do mercado de capitais, através do crédito e juros, gerou a chamada “desindustrialização”, como ocorreu no Brasil. A inversão desse cenário deve ser direcionada a retomada do desenvolvimento da indústria, com a participação ativa do Estado e com programas como a renda mínima por conta da deterioração no mercado de trabalho.