Feraesp

Governo Bolsonaro: gasto para manter emprego é metade do previsto

Brazil's President Jair Bolsonaro adjusts his protective face mask during a news conference to announce measures to curb the spread of the coronavirus disease (COVID-19) in Brasilia, Brazil March 18, 2020. REUTERS/Adriano Machado

Estudo da Instituição Fiscal Independente (IFI), demonstra que, o gasto do governo Federal para a manutenção do emprego pode ser a metade do previsto. O Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm), foi projetado em R$ 51,6 bilhões para este ano, entretanto, o estudo da IFI mostra que o gasto deve ser de R$26,1 bilhões.

De acordo com a matéria veiculada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), em 6 de julho, “Se a estimativa da IFI se confirmar, o benefício poderá ser estendido por mais dois meses sem alteração na projeção do governo para o déficit primário deste ano. O BEm é pago quando há acordo entre trabalhadores e empresários para a redução proporcional da jornada de trabalho e do salário ou a suspensão temporária do contrato de trabalho. É uma compensação aos trabalhadores afetados, paga pelos cofres públicos.”

A IFI identificou que a suspensão de contrato de trabalho diminuiu de 54% para 46% e as reduções de 70% da jornada e salário subiram de 12% para 19%, entre 26 de maio e 29 de junho.

Leia o estudo completo: Clique aqui

Sair da versão mobile