Brasil registra perda recorde de empregos; agropecuária teve impacto menor

0
Quadro: Manifestação de Antonio Berni (1934)

De acordo com levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), preliminares, do ministério da Economia, em abril o País registrou perda de 861 mil vínculos de emprego por consequência da pandemia. Número recorde para o mês na série histórica.

Os dados mostram que, o número de admissões foi o menor já registrado. O mês de março, também registrou redução de empregos com queda de 241 mil postos de trabalho.

Comércio e Serviços foram os setores mais impactados, com queda de (-343 mil vínculos) e (-281 vínculos), respectivamente para o mês de abril.

Por outro lado, a agropecuária teve impacto menor, registrou crescimento no número de contratações no agregado dos primeiros 4 meses (0,7%), muito por conta dos meses de janeiro e fevereiro, já que nos meses de março e abril foi registrado perdas, como mostra a tabela abaixo.

Variação mensal no número de empregos – Setor agropecuário

Janeiro Fevereiro Março Abril
1,1% 0,3% -0,4% -0,3%

Fonte: Ministério da Economia/DIEESE

O setor da agropecuária foi beneficiado por ser atividade essencial, ou seja, o setor não parou a produção e, também por ter ganhos com dólar alto, o agronegócio é caracterizado pelo elevado nível de exportações, o que pode explicar as perdas menores.