Cinco centrais sindicais, propõe cancelar atos do dia 18

0

CUT é contraria ao cancelamento.

As centrais querem seguir as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) que, pede para evitar situações de aglomeração de pessoas.

As centrais sindicais: Força Sindical, UGT, CSB, NCST e CTB, em reunião realizada no dia 12 de março, propuseram a o cancelamento das atividades para o dia 18, deste mês, por conta da pandemia do coronavirus.

De acordo com o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), a UGT argumenta que, os trabalhadores mais pobres serão afetados de forma mais intensa devido a situação do Sistema Único de Saude (SUS), dessa forma pede o cancelamento.

“A CUT, por outro lado, em nota divulgada nesta quinta-feira (12), afirmou que, mantém todas as atividades, manifestações e paralisações propostas para defender os direitos da classe trabalhadora, os serviços e as políticas públicas marcadas para a próxima quarta-feira, dia 18 de março.”

O Brasil já registra mais de 200 casos do Covid-19, hoje, 16 de março, o Rio de Janeiro registrou o primeiro caso grave do vírus.

Segundo o DIAP, na reunião de quinta, as centrais — CUT, Força Sindical, CTB, NCST, UGT, CGTB, CSB, CSP-Conlutas e Intersindical — emitiram nota unitária na qual destacaram a necessidade de ações coletivas de prevenção à propagação do vírus. A nota, entretanto, não trata sobre o cancelamento das manifestações.