Mercado de trabalho: Guedes propõe contratação de informais nos moldes de intermitentes

0
Paulo Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, está analisando um novo programa de contratação, a Carteira Verde e Amarela em conjunto com o Renda Brasil, a ideia do governo é criar um incentivo a contratação de trabalhadores após a pandemia.

A equipe econômica irá propor a contratação de trabalhadores informais nos moldes do contrato intermitente (trabalho por hora), para tanto, estuda benefícios tributários as empresas.

A informação é do jornal VALOR ECONÔMICO, 30 de julho.

Em junho, de acordo com Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), houve criação de 5.223 mil empregos intermitentes (saldo entre contratação e demissão).

O governo, com a proposta, incentiva a precarização do mercado de trabalho que vem se acentuando desde a reforma trabalhista de 2017. Vai na contra mão de propostas como as da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), que defende uma renda básica, via governo, até que a crise se estabilize e com incentivo a contratação formal (com carteira assinada), CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) que possui todos os benefícios aos trabalhadores, garantido em Constituição Federal de 1988.

O incentivo ao trabalho intermitente, embora tenha registro em carteira (poucos benefícios ou redução de alguns em quase sua totalidade), em contrapartida ao trabalho formal (CLT), pode elevar a desigualdade de renda e pobreza no Brasil.