MP de Bolsonaro pode deixar trabalhadores sem salário por 4 meses

0
Brazil's President Jair Bolsonaro adjusts his protective face mask during a news conference to announce measures to curb the spread of the coronavirus disease (COVID-19) in Brasilia, Brazil March 18, 2020. REUTERS/Adriano Machado

Empresa será obrigada a dar curso online, sem pagar salário, e não haverá bolsa-qualificação com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

 

Jair Bolsonaro (sem partido), presidente da República, publicou no domingo, 22 de março, Medida Provisória (MP), que pode deixar os trabalhadores sem salário por 4 meses.

A MP é consequência da crise causada pelo vírus COVID-19 (coronavírus). Na prática, a medida permite ao empregador romper o contrato de trabalho por 4 meses, sem ônus (salarial) para a empresa.

A justificativa do governo é a “preservação do emprego e renda”, afirma Sakamoto, em Blog do portal UOL.

As consequências são incalculáveis aos trabalhadores e, também, aos empregadores. O governo repassa, assim, o ônus da crise, principalmente aos trabalhadores, que por certo, terá um futuro tenebroso.

O governo Bolsonaro, como a tempos, comanda a maior Economia Sul Americana com irresponsabilidade quase irrestrita. A previsão da crise ao mercado de trabalho brasileiro é de total penúria, aumentada pelo governo com medidas como esta.

Bolsonaro, trata a crise do coronavírus, como “víruzinho”, a MP, irá acentuar a piora da desigualdade de renda e social que já causaria a crise no Brasil.

A medida prevê acordo individual entre empregados e empregadores, sem a participação dos sindicatos.