PIB agropecuário deve registrar crescimento em 2020, mesmo assim, unidades produtoras insistem em não corrigir salários

0

Perspectiva de avanço de 3,1% do valor adicionado pela lavoura – a soja.

 

Apesar da pandemia que, atingiu todos os setores de atividade econômica, o PIB da agropecuária, deve registrar crescimento de 2,5% em 2020. A previsão é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), divulgado terça-feira, 26 de abril.

“Para a pecuária, a análise se baseia no volume de produção estimado pelas Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelas estimativas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), considerados no modelo econométrico do Ipea.”

“A equipe de conjuntura do Ipea projetou um cenário-base e outro de estresse, considerando o risco de redução da demanda. No cenário-base, o crescimento de 2,5% deve-se à perspectiva de avanço de 3,1% do valor adicionado pela lavoura – a soja, cuja safra 2019/2020 já foi colhida, se mantém como principal componente do PIB agropecuário. Para o valor adicionado pela pecuária, a expectativa é de alta de 1,5% em 2020.”

O estudo aponta que, entre janeiro e abril 2020, as exportações tiveram aumento de 7%, na comparação com o mesmo período do ano passado.

“O documento mostra, ainda, que a contratação de crédito rural cresceu 26,8% em termos reais no bimestre março-abril, quando eclodiu a pandemia no país, na comparação com o mesmo período de 2019.”

Por outro lado, como já veiculado em outras publicações da FERAESP, algumas unidades produtoras, sobretudo, da cana-de-açúcar, vêm argumentando perdas para a não correção dos salários dos trabalhadores. Estas, tentam explorar as consequências da pandemia e argumentam dificuldades, porém, como o IPEA mostra, mesmo com a crise, o setor certamente será um dos menos atingidos, se não o único. Portanto, não se justifica o “aumento zero” proposto.