OIT: Remuneração decente é a melhor forma de combater a pobreza

0
Agência do Trabalhador no Setor Comercial Sul Agência do Trabalhador, Setor Comercial Sul, Plano Piloto, Brasília, DF, Brasil 25/10/2016 Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília.

Relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), aponta que, a melhor forma de combater a pobreza é através da renda.

O relatório, em inglês, “What Works: Promoting pathways to decente work”, analisa as políticas para uma remuneração decente nas economias emergentes e em desenvolvimento, e como essas políticas podem ajudar as pessoas a superar obstáculos do mercado de trabalho quando combinadas com o apoio à renda.

Segundo o relatório, o emprego remunerado continua sendo a maneira mais confiável de escapar da pobreza. A combinação de políticas ativas no mercado de trabalho com o apoio à renda torna as medidas mais eficazes no combate à pobreza e ajuda as pessoas a encontrar trabalho decente.

A OIT recomenda que certas condições sejam necessárias para que uma abordagem integrada seja efetiva, notadamente, recursos suficientes, capacidade institucional suficiente para administrar as políticas e o envolvimento total dos parceiros sociais – organizações de trabalhadores e empregadores , bem como governos.