Os possíveis impactos da gripe aviária sobre a saúde do trabalhador

0

Sindicatos brasileiros fazem reunião com pesquisadores sobre saúde e segurança ocupacional.

Roberto Ruiz*

No último dia 2 de agosto, ocorreu uma reunião por vídeo com representantes de mais de 15 organizações sindicais do setor da alimentação, com pesquisadores e cientistas que vem estudando os possíveis impactos da gripe aviária sobre a saúde do trabalhador.

Mais de 20 dirigentes sindicais estavam presentes e aprovaram o evento, como destacou o dirigente da CNTA, Artur Bueno de Camargo.

Os pesquisadores do grupo de doenças infecciosas e trabalho da FIOCRUZ (Fundação Osvaldo Cruz) fizeram vários alertas, muito embora a situação esteja sob controle no momento. No Brasil, não há nenhum caso de gripe aviária em humanos até esta data.

O destaque ficou para situações concretas de prevenção, mas caso a gripe aviária venha a acometer os humanos, a CAT (reconhecimento de doença do trabalho) deverá ser aberta no caso da pessoa acometida ser funcionário de um frigorífico.

Além disso, os pesquisadores indicam que se houver um caso apenas de trabalhador com gripe aviária, o frigorífico deve ser fechado por um período para segurança sanitária relacionado a saúde humana, o que também terá um efeito de contensão de novos casos.

Após a pandemia de COVID 19, verificou-se que os frigoríficos podem funcionar como local de ampliação de novos casos de doenças transmissíveis, como a gripe aviária.
É nosso dever estar muito atentos sobre este tema.

Fonte: UITA